DIRETORES

Arquiteta, mestre em Planejamento Urbano e Regional, foi vice-secretária de Planejamento Municipal de Porto Alegre (2000-2004), supervisionou o processo de elaboração e aprovação do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental de Porto Alegre (1997-2000) e foi coordenadora-executiva da 1ª Conferência de Avaliação do Plano Diretor (2003-2004) da mesma cidade. É profissional cadastrada no Cadastro de Consultores e Capacitadores com Experiência no Apoio à Elaboração de Planos Diretores Municipais Participativos na modalidade “Elaboração Multidisciplinar de Planos Diretores Municipais Participativos com implementação dos instrumentos contidos no Estatuto da Cidade”.  É professora da graduação e do curso de especialização em Cidades: Gestão Estratégica do Território Urbano da Universidade do Vale dos Sinos – UNISINOS – nas disciplinas Habitação e Sustentabilidade Social e Sistema de Planejamento. Destaca-se ainda, em seu currículo, a participação na elaboração estratégica do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Esteio, bem como em sua publicação, sendo responsável pelos comentários aos artigos da lei. Recentemente, no ano de 2010, participou como especialista convidada pelo Ministério das Cidades e palestrante na oficina sobre o “Caderno Técnico sobre Regulamentação e Implementação de Operações Urbanas Consorciadas e da Outorga Onerosa do Direito de Construir”.
Economista, mestre em Economia do Desenvolvimento pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, graduado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. De 2007 a 2009, trabalhou como professor adjunto de Economia da Universidade Luterana do Brasil – ULBRA. Em 2004, atuou como consultor na área de avaliação imobiliária. Trabalhou no Governo do Estado do Rio Grande do Sul na Secretaria do Desenvolvimento e Assuntos Internacionais; nesta secretaria, atuou nos seguintes projetos: Economia Solidária, Redes de Cooperação, Extensão Empresarial e Arranjos Produtivos Locais.
Arquiteta, especialista e mestre em Desenvolvimento Sustentável pela Flacan (Foro Latino-americano de Ciências Ambientais) e Universidad Nacional de Lanus – Argentina, trabalhou na diretoria técnica da COHAB (1987-1990), foi coordenadora de Urbanização e Regularização Fundiária do Departamento Municipal de Habitação de Porto Alegre (1992-1995), coordenou o grupo temático sobre política habitacional do processo de elaboração do Plano Diretor de Porto Alegre (1995-1997) e demais projetos ligados à temática habitacional pela Secretaria de Planejamento Municipal (1997-2000). De 2000 a 2002, foi diretora do departamento e coordenadora do programa de Regularização Fundiária e Reassentamento da Secretaria de Habitação do Estado do Rio Grande do Sul. Prestou consultoria à Prefeitura Municipal de Caxias do Sul e ao Departamento Municipal de Habitação de Porto Alegre no âmbito do programa Habitar-Brasil/BID, pelo Instituto Polis (2003/2004).

EQUIPE

Graduado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É mestre em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas e Doutor em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é pesquisador da Fundação de Economia e Estatística e professor-adjunto da Universidade de Santa Cruz do Sul. Tem experiência na área de Economia com ênfase em Economia Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria do Desenvolvimento, Desenvolvimento Regional, Sistemas Produtivos Locais, Planejamento do Desenvolvimento Territorial e Economia Gaúcha.
Graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC/RS. É Doutoranda em Antropologia Social e Mestre em Direito. Atua na área de desenvolvimento socioambiental. Possui experiência na área de assessoria e consultoria jurídica de direito urbano e ambiental e na área de elaboração e execução de projetos de cunho interdisciplinar. Atuou como consultora jurídica em planos de governo do Estado do Rio Grande do Sul e, atualmente, desenvolve projetos de desenvolvimento socioambiental junto a organização não governamental. É professora do Curso de Direito da Ulbra-RS.

Graduado em Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Pós-Graduando (Especialização) em Cidades: Gestão Estratégica do Território Urbano pela Unisinos.

Graduado em Engenharia Civil com pós-graduação, lato sensu em Produção Civil. Desenvolveu atividades de fiscalização de Obras, Projetos de Engenharia, Planejamento e Administração de manutenções e reformas e Elaboração de Planos de Saneamento Básico. Possui experiência no departamento de Projetos de Água da Corsan como projetista deste órgão e Projetos de Redes de Abastecimento de água no Rio Grande do Sul.
Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS com experiência em Gestão e Planejamento de Políticas públicas, especialmente nas áreas da assistência social e habitação de interesse social. Atuou na coordenação do Programa Bolsa Família e gestão do cadastramento das famílias beneficiadas pelo Programa Minha Casa Minha Vida no município de São Leopoldo entre os anos de 2009 e 2012.
Graduada em Direito pela Universidade Feevale e Pós- graduada em Direito Público pela Escola de Magistratura Federal do Rio Grande do Sul.
Graduado em Administração de Empresas pela Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM e Pós-Graduado (MBA) em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas – FGV.
Acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua no setor de mapas e desenhos da Latus Consultoria.
Acadêmico do curso de Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Atua no setor técnico social da Latus Consultoria.