EQUIPE TÉCNICA

Arquiteta, mestre em Planejamento Urbano e Regional, foi vice-secretária de Planejamento Municipal de Porto Alegre (2000-2004), supervisionou o processo de elaboração e aprovação do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental de Porto Alegre (1997-2000) e foi coordenadora-executiva da 1ª Conferência de Avaliação do Plano Diretor (2003-2004) da mesma cidade. É profissional cadastrada no Cadastro de Consultores e Capacitadores com Experiência no Apoio à Elaboração de Planos Diretores Municipais Participativos na modalidade “Elaboração Multidisciplinar de Planos Diretores Municipais Participativos com implementação dos instrumentos contidos no Estatuto da Cidade”.  É professora da graduação e do curso de especialização em Cidades: Gestão Estratégica do Território Urbano da Universidade do Vale dos Sinos – UNISINOS – nas disciplinas Habitação e Sustentabilidade Social e Sistema de Planejamento. Destaca-se ainda, em seu currículo, a participação na elaboração estratégica do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Esteio, bem como em sua publicação, sendo responsável pelos comentários aos artigos da lei. Recentemente, no ano de 2010, participou como especialista convidada pelo Ministério das Cidades e palestrante na oficina sobre o “Caderno Técnico sobre Regulamentação e Implementação de Operações Urbanas Consorciadas e da Outorga Onerosa do Direito de Construir”.
Arquiteta, especialista e mestre em Desenvolvimento Sustentável pela Flacan (Foro Latino-americano de Ciências Ambientais) e Universidad Nacional de Lanus – Argentina, trabalhou na diretoria técnica da COHAB (1987-1990), foi coordenadora de Urbanização e Regularização Fundiária do Departamento Municipal de Habitação de Porto Alegre (1992-1995), coordenou o grupo temático sobre política habitacional do processo de elaboração do Plano Diretor de Porto Alegre (1995-1997) e demais projetos ligados à temática habitacional pela Secretaria de Planejamento Municipal (1997-2000). De 2000 a 2002, foi diretora do departamento e coordenadora do programa de Regularização Fundiária e Reassentamento da Secretaria de Habitação do Estado do Rio Grande do Sul. Prestou consultoria à Prefeitura Municipal de Caxias do Sul e ao Departamento Municipal de Habitação de Porto Alegre no âmbito do programa Habitar-Brasil/BID, pelo Instituto Polis (2003/2004).
Economista, especialista em Cidades: Gestão Estratégica do Território Urbano pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS (2015-2016), mestrado em andamento no Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Tem estudos na área do Financiamento Urbano, tendo realizado o curso do Lincoln Institute of Land Policy com a temática “Financiamento Urbano com a cobrança de taxas urbanística”.  Trabalha como consultor técnico em projetos de planejamento urbano, de desenvolvimento econômico e planejamento estratégico. Atua junto a Latus Consultoria desde o ano de 2009, onde coordenou o Planejamento Estratégico Participativo do Conselho de Desenvolvimento do Litoral/RS – COREDE Litoral/RS (2016) e colaborou na elaboração de diversos outros planos.
Arquiteta e Urbanista, graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2011-2016). Possui vínculo com a Latus Consultoria no período de 2015 a 2016 como estagiária, participando na elaboração dos seguintes trabalhos: Planejamento Estratégico Participativo do Conselho de Desenvolvimento do Litoral/RS (2016), Plano Diretor Municipal de Presidente Kennedy/ES (2015), Plano Diretor do Município de Praia Grande/SC (2015), Plano Local de Habitação de Interesse Social – PLHIS do Município de Vila Velha/ES (2015) e Plano Diretor do Município de Santo Augusto/RS (2014). A partir de 2017 atua como colaboradora nos trabalhos em andamento: Plano Diretor de Ordenamento Territorial de Teresina/PI e Plano Municipal de Regularização Fundiária de Maringá/PR.

COLABORADORES

Graduado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É mestre em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas e Doutor em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é pesquisador da Fundação de Economia e Estatística e professor-adjunto da Universidade de Santa Cruz do Sul. Tem experiência na área de Economia com ênfase em Economia Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria do Desenvolvimento, Desenvolvimento Regional, Sistemas Produtivos Locais, Planejamento do Desenvolvimento Territorial e Economia Gaúcha.
Graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC/RS. É Doutoranda em Antropologia Social e Mestre em Direito. Atua na área de desenvolvimento socioambiental. Possui experiência na área de assessoria e consultoria jurídica de direito urbano e ambiental e na área de elaboração e execução de projetos de cunho interdisciplinar. Atuou como consultora jurídica em planos de governo do Estado do Rio Grande do Sul e, atualmente, desenvolve projetos de desenvolvimento socioambiental junto a organização não governamental. É professora do Curso de Direito da Ulbra-RS.
Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS com experiência em Gestão e Planejamento de Políticas públicas, especialmente nas áreas da assistência social e habitação de interesse social. Atuou na coordenação do Programa Bolsa Família e gestão do cadastramento das famílias beneficiadas pelo Programa Minha Casa Minha Vida no município de São Leopoldo entre os anos de 2009 e 2012.
Graduada em Direito pela Universidade Feevale e Pós- graduada em Direito Público pela Escola de Magistratura Federal do Rio Grande do Sul.
Graduado em Administração de Empresas pela Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM e Pós-Graduado (MBA) em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas – FGV.
Graduada em Engenharia Ambiental pela Universidade de Santa Cruz do Sul. É mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Atualmente cursa pós-graduação em Direito Ambiental pela Universidade Cândido Mendes. Possui experiência na elaboração de Plano de Saneamento (e Resíduos Sólidos) para Consórcio Público e Prefeituras Municipais; participação em atualização do Plano Diretor Participativo; experiência de 5 anos em assessoria municipal para licenciamento ambiental e criação/implantação de sistema municipal de licenciamento ambiental; além de elaboração de projetos de saneamento para loteamentos particulares.
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pós-Graduação/especialização em Desenvolvimento Urbano e Gestão Ambiental pela Universidade da Região de Joinville e Mestrado em Engenharia Civil – Área de Meio Ambiente pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFRGS. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil: Construção e Infraestrutura, na área de Meio Ambiente da UFRGS. Tem experiência em gestão de políticas públicas na área urbana e habitacional, com ênfase em intervenções em assentamentos precários com envolvimento/participação de comunidades e gestão de áreas de risco. Foi assessora técnica e secretária substituta na Secretaria da Habitação do município de Caxias do Sul. Atualmente atua como gestora e pesquisadora do Grupo de Gestão de Risco de Desastres (GRID), que integra o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas em Desastres da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CEPED-RS/UFRGS). Participou na elaboração de Planos Locais de Habitação de Interesse Social e de Planos Diretores Participativos.
Graduada em Serviço Social pelo Centro Universitário Metodista – IPA. Curso de Especialização em Serviço Social e Educação Popular – Instituto brava Gente. Experiência na execução de trabalhos técnicos sociais, técnicos socioambientais e diagnóstico socioeconômico, como Planos Locais de Habitação de Interesse Social e Regularização Fundiária.
Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e mestre em Análise Ambiental também pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente estuda licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui experiência em geoprocessamento aplicado ao planejamento urbano; avaliação ambiental integrada de bacia hidrográfica; participação na elaboração de um Plano Habitacional de Interesse Social e dos Planos Diretores de Praia Grande/SC e Santo Augusto/RS; também atuou como pesquisadora na realização de cadastro socioeconômico da população atingida pelas inundações no município de Alvorada.
Mestre pelo  Programa de Pós Graduação em Ciência Política da UFRGS, graduado pela mesma universidade em Ciências Sociais. Atua como professor da Rede Estadual do Magistério RS  e consultor. Atualmente desenvolve pesquisa na área de políticas públicas e sociais, políticas sobre drogas e políticas públicas de segurança. Já atuou em pesquisas e desenvolvimento de diagnósticos socioeconômicos.